quinta-feira, 6 de março de 2014

O Ipê Amarelo

"O Ipê amarelo é uma árvore que se destaca bastante, principalmente quando completamente tomado pelas suas flores.Simboliza o ciclo da vida e das mudanças de estações. O verão: nascimento das folhas e brotos; outono: caída das folhas; inverno: floração; primavera: maturação das sementes e semeadura.
É no mês de agosto que o Ipê amarelo floresce com mais vigor, mostrando de certa forma um caminho para cada um de nós. Porque no auge da seca, no auge da tristeza, no auge da bruma seca, é que o Ipê amarelo vai buscar na profundeza do solo a suficiente energia para florescer fantasticamente, brindando à humanidade com potes de ouro extraordinários; mostrando que é possível, mesmo na relação mais complicada, trazer o brilho e a alegria." 
 Fonte: http://www.reitoria.uri.br/~vivencias/Numero_005/simbologia_ipe/simbologia_ipe.htm


Ao fazer este desenho não tinha ideia de significados e simbologias do Ipê amarelo, acabei descobrindo a ligação direta entre a coincidência e o fato. 
Foi feito para uma "pessoa ipê", assim chamo quem tem a capacidade de atravessar mudanças bruscas sem perder a beleza, força e o dom de florescer cada vez mais bela e alegre.
Digamos que "o" plantei anos atrás, acidentalmente... Com o passar do tempo foi crescendo, florindo e despertando cada vez mais a minha vontade de estar por perto. Com a brisa podia sentir o aroma das flores, ao fechar os olhos: ternura e aconchego. Se me aproximava tinha o prazer de tocar e poder olhar minunciosamente cada detalhe, o quanto era resistente, grande e belo. 
Estar com este ipê é se desligar do envolto, é viver de dentro pra fora as melhores sensações, os melhores pensamentos, os melhores sentimentos! É a plenitude de um momento, é estar em paz. 
Felizmente um ipê vive mais de cem anos, já uma "pessoa ipê" não faço ideia. E talvez se soubesse esse tempo poderia limitar minhas possibilidades, assim como a distancia física um pouco já fez. A certeza que tenho é que plantei em meu caminho uma das árvores mais belas e é com muito cuidado e consideração que venho cultivando-a desde então. Pra você que onde chega, por onde passa, nascem flores e amores! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário